CONTEXTUALIZAÇÃO

Castro Verde Uma Janela Sobre a Planície

Castro Verde situa-se no sul de Portugal, nas longas e extensas planícies do distrito de Beja, em pleno coração do chamado “Campo Branco”. É uma região de terras chãs onde a vista se perde até ao horizonte. Os solos são pobres de qualidade na superfície, mas ricos em minério no seu interior, que ao longo da história e até aos nossos dias tem sido explorado pelo homem. Atravessado por uma das mais ricas províncias metalogénicas da Península Ibérica, a Faixa Piritosa, o concelho alberga actualmente uma das mais importantes indústrias extractivas do nosso país, a Somincor.

Turdetanos, romanos e árabes deixaram aqui marcas da sua passagem, mas a herança mais visível foi legada pelos Cristãos do Norte e pela Reconquista. Reza a tradição que foi em S. Pedro das Cabeças que se deu a Batalha de Ourique, e nas mais belas igrejas de Castro Verde, pinturas e azulejos não deixam morrer a lenda de que Cristo teria aparecido a D. Afonso Henriques antes da famosa batalha. Estas foram também terras do domínio dos cavaleiros de Santiago.

Hoje quem se demorar na vasta planície, o Campo Branco, poderá descobrir uma natureza sem igual. Vale a pena visitar pequenas aldeias e montes. Vale a pena ouvir o cante alentejano e o som da viola Campaniça. Os amantes da natureza poderão apreciar aqui uma das mais ricas zonas de avifauna de todo o país, recentemente classificada como zona de protecção especial.

As estepes, ou campos de pousio, onde pastam os rebanhos de ovelhas proporcionam alguns dos produtos e acepipes mais característicos do concelho: as mantas de lã feitas em teares manuais, o queijo Campaniço ou Serpa, o delicioso ensopado de Borrego. Todo o artesanato e iguarias da região se reúnem uma vez por ano em Castro Verde, na maior feira do Sul. É a grande Feira de Outubro, a Feira de Castro, que enche de gente a vila e oferece todo a espécie de produtos.

Entre a natureza, o passado e o presente Castro Verde ainda é uma imagem de harmonia projectada para o futuro.

Concelho de Castro Verde

Área: 567 Km2

População: 8 000 habitantes

Freguesias: Casével, Castro Verde, Entradas, Santa Bárbara dos Padrões e S. Marcos da Atabueira.

Economia: agricultura, pecuária, indústria extractiva, serviços e pequeno comércio.

Acessibilidades: A2 (185 Km Lisboa – 95 Km Faro), IP2 (125 Km Évora), EN 2.

Portugal / Distrito de Beja

Concelho de Castro Verde

<spacer type="block" width="516" height="1"